domingo, 16 de agosto de 2009
Equipes duelam neste domingo com muitos desfalques. Tricolor aposta no retrospecto em casa, e o Fla em Adriano
Cheios de problemas para escalar as equipes, Grêmio eFlamengo se enfrentam neste domingo, às 16h, no estádio Olímpico. Os dois clubes estão colados na tabela e lutam pela vitória para ver o adversário no retrovisor. O Tricolor está em nono lugar com 25 pontos, e o Fla, em oitavo, está com 27. Para este duelo, os gaúchos terão um ataque sem seu principal nome: Maxi López. Com isso, Perea está de volta ao time. O setor ofensivo, que tem Adriano e Emerson, é justamente a esperança dos cariocas de voltar para o Rio com os três pontos.
A Rede Globo transmite o confronto (menos para o Rio Grande do Sul). O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, também exibe a partida, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em tempo real a partir das 18h.
A aposta do Grêmio é a força do time dentro de casa. Este ano, a equipe disputou 23 jogos em seu estádio (17 vitórias e seis empates). Há 11 meses que os torcedores tricolores não sabem o que é deixar o Olímpico com o sabor da derrota. O Rubro-Negro, por outro lado, não vence uma partida em Porto Alegre há sete anos (11 jogos), quando, em 2002, derrotou o Internacional por 3 a 2, no Beira-Rio.
Grêmio desfigurado no ataque
Arrumar o setor ofensivo é o grande problema do Grêmio para o jogo contra o Flamengo. Três titulares absolutos da linha de frente estão fora, sem contar o atacante Herrera, que está em constante disputa por vaga com Jonas. Souza e Tcheco, suspensos, e Maxi López, com lesão muscular, desfalcam a equipe gaúcha. Perea, conhecido como "El Ciclón", volta ao ataque.
O técnico Paulo Autuori quebrou a cabeça para remontar o time e chegou à conclusão de que a melhor alternativa é adiantar o zagueiro Réver para a primeira função do meio-campo, dando mais liberdade para Adílson e Túlio saírem para o jogo. A articulação fica a cargo de Douglas Costa. A orientação do treinador é para que volantes e laterais, especialmente Jadilson, ajudem o garoto.
- A articulação é com o Douglas, com o Túlio, com a passagem do Jadilson, que é muito importante. São jogadores com características diferentes. Mas o Túlio, por exemplo, tem qualidade. Ele já jogou no Goiás assim – comentou Autuori.
O Grêmio manifesta preocupação com todo o time do Flamengo, mas está atento especialmente à bola parada, com Petkovic, e à força física de Adriano. A idéia é evitar que a bola chegue no Imperador. Para isso, o forte sistema de marcação no meio pode ajudar.
- Adriano é um jogador que requer cuidado. Está cada vez em melhor forma e faz os gols que todos esperam que faça. Para atuar, a bola precisa chegar nele, e aí entra a estratégia do jogo – disse Autuori.
Como Réver passa para a função de volante, a vaga dele na zaga fica com Rafael Marques. Na lateral direita, Mário Fernandes retoma a função que era dele. O garoto passou por processo de fortalecimento físico. William Thiego vai para o banco. Perea acompanha Jonas no ataque.
Cheio de desfalques, Fla aposta na dupla de ataque
A lista de problemas do técnico Andrade para escalar o time é grande. Ele não poderá contar com quatro de seus titulares: Léo Moura, Kleberson, Toró e Juan, que estão entregues ao departamento médico. O comandante rubro-negro vai manter a base do time que empatou com o Fluminense na quarta-feira, pelaSul-Americana, mas com os retornos de Adriano e Ronaldo Angelim, que haviam sido poupados.
A escalação do sérvio Petkovic ainda não está confirmada. O meia, que disputava posição com Fierro na equipe, sentiu dores na coxa direita no treino deste sábado e pode ser outro desfalque. Com isso, o chileno tem boas chances de aparecer como titular.
- Não contava com tantos problemas. Essa semana, além do Kleberson, teve o Léo Moura. Vamos ter que compor. Acredito que podemos ir bem. A equipe está preparada e essa maratona de jogos é para todos, não só para a gente – disse Andrade.
O técnico acredita que o Grêmio fica mais frágil com os desfalques para encarar o Fla, mas pediu atenção aos pontos fortes do adversário: o contra-ataque e a bola parada.
- São jogadores importantes deles que ficarão fora, até para a bola parada. O Grêmio tem um contra-ataque rápido e uma bola parada forte. Se não me engano, oito dos últimos 11 gols deles saíram desta forma.
0 comentários:
Postar um comentário